SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Enaction: introductory concepts and contemporary contributionsThe dispositive of drugs in public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

GARCIA, Caroline; GALINDO, Dolores  and  LEITE, José Carlos. Reencenação como experimento em política, ciência e psicologia: Bergson e Einsten sobre o tempo. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 237-262. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.75038.

Neste ensaio argumentamos que a adoção da reencenação como experimento metodológico permite uma dramática que articula efeitos inesperados para debates teóricos que, do ponto de vista da História das Ciências, estariam encerrados, produzindo rearticulações entre política, Ciência e Psicologia. Para abordar a reencenação como recurso metodológico, tomamos como fio condutor o debate sobre Bergson e Einstein a respeito do tempo. Pensar o debate entre Bergson e Einstein, ocorrido em 1922, a respeito do tempo, no qual o primeiro teria saído como o protagonista derrotado, sem se referir às soluções já instituídas sobre as controvérsias é uma pista metodológica importante para evitar polarizações e para conseguir percorrer os efeitos da noção de tempo no presente. A perspectiva da teoria ator-rede sobre o estudo de controvérsias permite recuperar o debate épico de 1922 e reinventá-lo por meio da reencenação, pois, ao trazer a concepção de rede como fluxos, circulações, alianças, movimentos, em vez de remeter a uma entidade cristalizada, dá lugar à reencenação como dispositivo de pensamento e de liberdade na criação de campos problemáticos inventivos.

Keywords : Bergson; Deleuze; Ator-Rede.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License