SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Reencenação como experimento em política, ciência e psicologia: Bergson e Einsten sobre o tempo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MONTENEGRO, Francisco Valberdan Pinheiro. O dispositivo das drogas nas políticas públicas. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 263-287. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.73638.

Este artigo aborda a emergência do dispositivo das drogas nas políticas públicas em suas facetas mais contemporâneas no governo da vida e produção de subjetividade. No início desta década observa-se um significativo crescimento do papel do dispositivo das drogas nas políticas públicas. Postas como problema social, as drogas têm sido acionadas sob a forma de ameaça à vida e à sociedade, bem como operacionalizadas enquanto tecnologia de governo. Nesse sentido, depois de uma discussão sobre a produção de conhecimento, o artigo enseja uma problematização sobre o dispositivo das drogas em sua interface com as políticas públicas partindo da análise de documentos, notícias e registros do diário de campo de um estágio em psicologia no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (CAPS-AD). Por fim, faz-se apontamentos sobre as formas de disputa e resistência a partir dos jogos de forças que atuam no interior do dispositivo das drogas.

Keywords : drogas; políticas públicas; governamentalidade; biopolítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License