SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A Política de Assistência Social e a Educacionalização do Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MAIA, Suzanir Fernanda; BERNARDES, Anita Guazzelli  e  PALMIERE, Júlia Arruda da Fonseca. Problematizando a Política de Assistência Social Brasileira. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 7-27. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.85797.

Este artigo problematiza a Política de Assistência Social a partir de articulações entre diferentes linhas de subjetivação. O foco é colocar em análise as figuras do beneficiário/demandatário, constituídas por um campo no qual convergem linhas de segmentaridade: Mercado - direitos sociais - acesso a bens e serviços - benesse social - trabalho. Nesse jogo, encontramos a articulação de uma Política Social com o Neoliberalismo no Brasil, o que criará contornos singulares nos modos de subjetivação das figuras do beneficiário/demandatário das Políticas. Essas linhas permitem pensar trajetórias de vida e de acesso nas quais acessar não significa estar incluído, tampouco estar incluído significa acessar. Há um jogo entre acesso e inclusão no qual as figuras do beneficiário e demandatário se constituem, tanto no sentido de subsumirem-se uma à outra, quanto no sentido de marcarem diferentes planos de composição.

Palavras-chave : Assistência Social; Governamentalidade; Dispositivo de Segurança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License