SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Problematizing the Brazilian Social Assistance PolicyOn The Margins: Psychology, Social Assistance Policy and Territorialities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

HILLESHEIM, Betina  and  LASTA, Letícia Lorenzoni. A Política de Assistência Social e a Educacionalização do Social. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 28-51. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.85814.

O artigo tem por objetivo discutir a articulação entre as políticas públicas de assistência social e a educação. Para isso, parte-se do pressuposto de que, em nosso tempo, existe uma associação entre o fenômeno denominado educacionalização do social, a partir do qual a educação passa a ser recorrentemente citada como causa ou solução de uma variedade de problemas sociais, e uma racionalidade governamental neoliberal que opera em uma lógica concorrencial. Tendo em vista tais questões, realiza-se uma análise da Cartilha SUAS: modos de usar (2017), entendendo-a como uma estratégia educativa que, ao afiançar mais autonomia aos usuários, acaba por governar e conduzir camadas mais vulneráveis da população brasileira a entrarem nas redes produtivas e de consumo, mediante um investimento em capital humano.

Keywords : políticas públicas; assistência social; inclusão produtiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License