SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Social assistance policies: between the production/government of lifeBond and Work in Social Assistance: Experiencing the Social Assistance Reference Center (CRAS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SILVA, Ana Cecília; SILVA, Carolina  and  BONFIM, Juliano. A Política de Assistência Social: relações entre vulnerabilidade, risco e autonomia. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 88-110. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.88114.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental realizada a partir dos documentos que legislam e orientam a Política de Assistência Social. A análise pautou-se no rastreio de como as expressões ‘vulnerabilidade’, ‘risco’ e ‘autonomia’ emergem e são operados na política em questão. A análise aponta que, inicialmente, as expressões vulnerabilidade e risco aparecem frequentemente juntas e sem discernimento. Ao longo dos anos vulnerabilidade para a ser conceituada; já a situação de risco se mantém caracterizada apenas a partir de exemplos. Autonomia também não é conceituada e ganha maior importância em 2013, onde é enfatizado que está atrelada a garantia dos direitos básicos. Finalizamos com problematizações quanto à homogeneização da população pobre, bem como com a possibilidade da universalidade nas políticas públicas sustentar as desigualdades sociais que deveria combater.

Keywords : Assistência Social; Vulnerabilidade; Risco; Autonomia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License