SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A Política de Assistência Social: relações entre vulnerabilidade, risco e autonomiaEntre sufocamentos e alguns possíveis: violência urbana e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SILVA, Abigail Marinho da; PEREIRA, Júlia Gomes  e  TAVARES, Gilead Marchezi. Vinculação e Trabalho na Assistência Social: Vivenciando um CRAS. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 111-128. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.86304.

Entendemos que o trabalho do psicólogo no campo da assistência social pode ser concebido como processo político inventivo e dinâmico que não se cristaliza em uma posição cientificista - a fim de meramente classificar e diagnosticar disfuncionalidades. A partir disso, este artigo propõe discutir a atuação profissional do psicólogo no SUAS. Através da extensão universitária em um CRAS do Município de Cariacica/ES - tendo os registros de diário de campo como material de análise -, percebeu-se a potência do trabalho na formação de rede, na formação continuada, que comparecem como modos de resistência capazes de fomentar espaços públicos de luta por direitos. A ideia de vínculo presente na política de assistência social, também foi alvo das análises: diante de um trabalho no qual o objetivo é fortalecer vínculos, vincular-se é algo indispensável. Mesmo diante de um cenário de sucateamento dos serviços socioassistenciais, o maior recurso ainda são os afetos.

Palavras-chave : vínculo; trabalho; assistência social; CRAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License