SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Between suffocations and some possible: urban violence and public policiesIn the name of protection of the children, adolescents and their rights violated author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SCISLESKI, Andrea et al. Uma discussão sobre disciplina: juventude em conflito com a lei e cárcere. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 157-179. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.83984.

A presente escrita tem o objetivo de investigar a articulação entre os saberes psicológicos e jurídicos, problematizando seus efeitos na construção discursos sobre a população infanto-juvenil em conflito com a lei. Como procedimentos metodológicos foram realizadas consultas a documentos em nível estadual e nacional, bem como pesquisa bibliográfica sobre estudos referentes ao tema da juventude em conflito com a lei, visita a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em um presídio masculino estadual, localizado em Campo Grande - MS. Nossa análise se dá a partir da perspectiva foucaultiana, discutindo a produção do encarceramento como forma de punição aplicada à população jovem. Concluímos que o encarceramento, a partir da segurança, opera como uma intervenção proposta para tratar de questões sociais, mas que, contudo, acaba subordinando-as a lógicas individualizantes.

Keywords : juventude em conflito com a lei; Foucault; encarceramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License