SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Em nome da proteção de crianças, adolescentes e seus direitos violadosEntre medicalização e recusas: crianças e adolescentes nos circuitos socioassistenciais-sanitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CHIARADIA, Cristiana de França  e  NASCIMENTO, Maria Lívia do. Sexualidade infantojuvenil e judicialização. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 210-224. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.71229.

Este artigo visa mostrar modos de judicialização da sexualidade infantojuvenil, principalmente através da negação desta sexualidade como um direito, restringindo-a apenas à contravenção e suas punições. Também, discute o chamado abuso sexual e um novo dispositivo de controle da sexualidade chamado estupro de vulnerável. Mostra como a biopolítica vai ampliando a governamentalidade da conduta sexual de crianças e adolescentes, usando como estratégia a punição das relações sexuais com menores de 14 anos.

Palavras-chave : judicialização; sexualidade infantojuvenil; dispositivos de controle; estupro de vulnerável; biopolítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License