SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Between medicalization and refusal: children and teens in the Social Assistance and Health circuits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SILVEIRA, Claudia Winter da et al. O fazer profissional no CREAS: ilhas, travessias e descaminhos possíveis. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.3, pp. 246-264. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.81033.

O artigo problematiza o fazer cotidiano dos profissionais no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de discutir o trabalho ofertado por este serviço e a sua interação com as demais políticas sociais, bem como as repercussões da atual conjuntura socioeconômica no atendimento à violação de direitos, no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para tal discussão, além de uma revisão teórica sobre a Política de Assistência Social, são construídas narrativas dos autores a partir de suas experiências profissionais no CREAS. O debate realizado pelos profissionais aponta para um trabalho que se caracteriza pela fragmentação e por serviços configurados em "ilhas". Nesse sentido, reflete-se sobre possibilidades de construção de aproximações, a partir de pontes e descaminhos que estabeleçam a comunicação entre os diversos serviços, resultando na qualificação das intervenções e proteção social aos usuários.

Keywords : Sistema Único de Assistência Social; Assistência Social; Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Políticas Sociais; Violação de Direitos; Single Social Assistance System; Social assistance; Specialized Reference Center for Social Assistance; Social politics; Violation of Rights.

        · abstract in Portuguese | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License