SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Profanar a utopia: dos cenários sociais em lusco-fuscoMusicoterapia: dos fazeres biomédicos aos saberes sociocomunitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SANTOS, Júlia Carvalho dos; YONEZAWA, Fernando  e  LEAO, Adriana. Loucura e Militância: história de vida resistente na luta antimanicomial. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 30-57. ISSN 2238-152X.

Este trabalho, oriundo de pesquisa de mestrado, objetiva analisar os efeitos da participação nos movimentos da luta antimanicomial, a partir de entrevistas realizadas com usuários dos serviços de saúde mental da região metropolitana da Grande Vitória, os quais possuíam histórico de atuação nos espaços de militância. Através de uma prática cartográfica as entrevistas foram realizadas buscando constituir uma relação na qual as experiências fossem contadas e também produzidas naquele espaço aberto à transformação. Assim, ao apresentarmos aqui uma das histórias de vida que compuseram esta investigação, norteados pelos conceitos filosóficos de Deleuze e Guattari, percebemos que a participação militante constitui territórios com possibilidades de resistências, linhas de fuga e transformações na vida dos usuários. A pesquisa aponta para uma ética militante antimanicomial capaz de dar passagem a modos singulares de atuar politicamente.

Palavras-chave : luta antimanicomial; militância; resistência; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License