SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Locura y Militancia: historia de vida resistente en la lucha antimanicomialDebates psicopolíticos sobre indígenas en contexto de ciudad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

ARNDT, Andressa Dias  y  MAHEIRIE, Kátia. Musicoterapia: dos fazeres biomédicos aos saberes sociocomunitários. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 24-71. ISSN 2238-152X.

Neste artigo apresentamos um panorama histórico dos aspectos teóricos e práticos da Musicoterapia, sobretudo os presentes nos cinco modelos mundialmente reconhecidos e oficializados de atuação, a saber: a Metodologia Benenzon, o Método Nordoff-Robbins, o Método de Imagens Guiadas e Música, o Método de Musicoterapia Analítica e o Modelo de Musicoterapia Behaviorista. Por meio de uma reflexão teórica que parte de uma seleção integrativa de literatura, analisamos a predominância de modelos de atuação regidos por propostas clínicas e/ou biomédicas de teoria e prática. Em seguida, apresentamos as especificidades e a emergência de saberes e fazeres sociais e comunitários em Musicoterapia para, por fim, propormos alguns apontamentos teórico-práticos no campo social e comunitário de atuação da Musicoterapia.

Palabras clave : Musicoterapia; social; comunitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License