SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Musicoterapia: dos fazeres biomédicos aos saberes sociocomunitáriosO sujeito como campo problemático: contribuições de Foucault e Deleuze índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FERREIRA, Mayara dos Santos  e  CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. Debates psicopolíticos sobre indígenas em contexto de cidade. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 72-90. ISSN 2238-152X.

A migração de indígenas às cidades é considerada um fenômeno significativo nos últimos anos na região Norte e que tem direcionado reconfigurações nos modos de vida indígena. Isto posto, neste ensaio crítico temos por objetivo fazer leituras psicopolíticas dos povos indígenas em contexto de cidade por meio da categoria de identidade coletiva, para pensar sua utilidade relacionada a essa questão indígena e apontar possíveis limitações conceituais quando aplicadas a essa realidade. Esta categoria nos possibilitou refletir sobre aspectos como a construção da adesão ao grupo em comunidades pluriétnicas/associações e o sentimento de pertença, que corrobora com a participação política e a reafirmação de laços étnicos e identitários. A discussão nos permitiu realizar apontamentos pertinentes à utilização desta categoria para refletir sobre a realidade indígena citadina, porém ponderamos a necessidade de repensá-la, considerando as particularidades decorrentes das especificidades étnicas e organizacionais dos povos indígenas.

Palavras-chave : identidade coletiva; indígenas; psicologia política; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License