SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Debates psicopolíticos sobre indígenas en contexto de ciudad"Cuando yo descobri que no era Nise": producciones manicomiales en el contexto hospitalario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcanti; COSTA, Érica Atem Gonçalves de Araújo  y  BARROS, João Paulo Pereira. The subject as problematization field: contributions of Foucault and Deleuze. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 91-108. ISSN 2238-152X.

Este artigo discute a noção de sujeito como campo de problematização e sua relação com a constituição do saber psicológico. A partir da filosofia da diferença, sustenta-se que essa noção ocupa lugar emblemático na ordem discursiva contemporânea. Foucault e Deleuze, quando reposicionam o sujeito de sua origem nobre - ora pela sua condição de efeito, ora pela sua exterioridade-, suspendem as certezas em torno de sua condição de reduto das explicações de natureza psicológica. Desse modo, abordar-se-á a conexão entre a produção de saberes-poderes, as práticas de si na antiguidade, a invenção do indivíduo, as noções de dobra e resistência.

Palabras clave : sujeito; campo de problematização; filosofia da diferença; subject; problematization field; philosophy of difference.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License