SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The subject as problematization field: contributions of Foucault and DeleuzeThe singular of therapeutic project: (im)possibilities of constructions in CAPSi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

FRANCISCO, Rayanne Suim. "Quando eu descobri que não era Nise": produções manicomiais no contexto hospitalar. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 109-126. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é problematizar o cenário atual da saúde mental no Brasil, mais especificamente dos pacientes internados em hospitais gerais com demanda de crise psíquica, pensando o lugar de cuidado que a psicologia ocupa e produz nesse contexto e também a (re)produção de lógicas manicomiais e medicamentosas que ainda atravessam os equipamentos e profissionais da saúde. As experiências narradas neste trabalho fazem parte das vivências cartografadas em um hospital geral no estado do Espírito Santo, onde atuo como psicóloga atendendo pessoas acometidas de transtorno mental, conforme deliberado pela lei 10.216. As narrativas foram construídas no formato de carta, com o objetivo de mobilizar uma escrita viva, interconectada à análise das problemáticas apresentadas; bem como o de fissurar o modelo de ciência hegemônico que prevalece no contemporâneo.

Keywords : hospitais gerais; saúde mental; psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License