SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O sujeito como campo problemático: contribuições de Foucault e DeleuzeO "singular" do projeto terapêutico: (im)possibilidades de construções no CAPSi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FRANCISCO, Rayanne Suim. "Quando eu descobri que não era Nise": produções manicomiais no contexto hospitalar. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 109-126. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é problematizar o cenário atual da saúde mental no Brasil, mais especificamente dos pacientes internados em hospitais gerais com demanda de crise psíquica, pensando o lugar de cuidado que a psicologia ocupa e produz nesse contexto e também a (re)produção de lógicas manicomiais e medicamentosas que ainda atravessam os equipamentos e profissionais da saúde. As experiências narradas neste trabalho fazem parte das vivências cartografadas em um hospital geral no estado do Espírito Santo, onde atuo como psicóloga atendendo pessoas acometidas de transtorno mental, conforme deliberado pela lei 10.216. As narrativas foram construídas no formato de carta, com o objetivo de mobilizar uma escrita viva, interconectada à análise das problemáticas apresentadas; bem como o de fissurar o modelo de ciência hegemônico que prevalece no contemporâneo.

Palavras-chave : hospitais gerais; saúde mental; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License