SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1"When I found out I wasn't Nise": asylum productions in hospital contextTo the capture of moments: policies if visibility in contemporary images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SILVA, Jordana Rodrigues da; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento; PIZZINATO, Adolfo  and  ROCHA, Kátia Bones. O "singular" do projeto terapêutico: (im)possibilidades de construções no CAPSi. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 127-146. ISSN 2238-152X.

O presente estudo tem como objetivo compreender como são consideradas as singularidades do usuário no processo da construção de seu Projeto Terapêutico Singular, a partir da percepção dos profissionais da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, localizado no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, e de natureza qualitativa utilizou, como método de obtenção de dados, a técnica do grupo focal, o qual ocorreu em um encontro, com seis profissionais de núcleos profissionais distintos do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em questão. Os dados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, resultando em três categorias: Considerações sobre o singular na construção do Projeto Terapêutico Singular; O desejo e seus (des)encontros no processo do Projeto Terapêutico Singular; O Projeto Terapêutico Singular como uma possibilidade de construção no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Considera-se que o Projeto Terapêutico Singular é um instrumento de trabalho utilizado no campo da saúde mental, o qual possibilita o enlace entre instituição e sujeito, ao pensar sua totalidade e incluir nesse processo seu contexto sócio-histórico-cultural, família, sua singularidade e desejos. Evidencia-se como essencial considerar o usuário em um lugar de sujeito singular nesse processo, ao modo que esse caracteriza o Projeto Terapêutico Singular e possibilita um cuidado humanizado.

Keywords : Saúde Mental; Projeto Terapêutico Singular; Humanização da Assistência; Infância e Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License