SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O "singular" do projeto terapêutico: (im)possibilidades de construções no CAPSiEscritos nas paredes: tensões no contexto universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BARBOSA, Maicon. À captura dos instantes: políticas de visibilidade em imagens contemporâneas. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 147-166. ISSN 2238-152X.

Esse artigo tem como objetivo pensar algumas políticas de visibilidade no presente, que produzem práticas de captura incessante de imagens por meio de aparelhos portáteis, tanto em experiências de viagens como na vida cotidiana. Para isso, problematiza-se o culto à novidade, constituído na modernidade, e que retorna de muitas maneiras ao presente. Inspirado em um pensamento crítico das imagens, presente na obra de Walter Benjamin, e atento às relações entre o visível e o dizível em um determinado momento histórico, esse trabalho analisa articulações entre algumas políticas de visibilidade contemporâneas e certos regimes de enunciação, como os discursos de exaltação da novidade de artefatos imagéticos. Por fim, o artigo se propõe a pensar como alguns filmes-ensaio recentes produzidos pelo cineasta Jean- Luc Godard interrogam essas políticas de visibilidade marcadas pelo imperativo de captura e exibição contínuas de imagens.

Palavras-chave : imagem; subjetividade; fotografia; cinema; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License