SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Colonialidad y Psicología: el desarraigo de la sabiduríaLa resina del libro ¿Tiene salida? Ensayos críticos sobre el Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

SANTOS, Antonia Vieira. Grupo de escuta com familiares em centro de atenção psicossocial: um relato de experência. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.1, pp. 198-209. ISSN 2238-152X.

As transformações na atenção à Saúde Mental no Brasil têm exigido uma nova postura dos familiares de usuários dos serviços substitutivos. Estes familiares são chamados a participarem efetivamente das estratégias de cuidados e inclusão social. No entanto, ainda é ínfima os espaços de diálogos nesses serviços entre familiares e profissionais. Desse modo, esse trabalho tem o objetivo de construir um relato de experiência sobre um grupo de escuta com familiares de usuários em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os familiares desse grupo de escuta, deu sentido e trajetória aos encontros relatando suas singularidades na convivência com o transtorno mental, apoiados na escuta, no olhar e no entrelaçamento transferencial que sustentava a ética dos ditos. A escuta aponta para a necessidade de oferta de espaços similares ao desse grupo nos serviços de saúde mental, espaços onde familiares possam sentir-se acolhidos. Concluímos, afirmando que ainda se constitui um desafio para os CAPS construir e manter espaços de interação com os familiares, no intuito de fazer escuta às suas angústias e ser facilitador nas relações cotidianas com a loucura.

Palabras clave : Centro de Atenção Psicossocial; Família; Grupo de escuta; Saúde Mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License