SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Capture of the High Executive's Life: dispositives in everyday scenesAutonomous Medication Management: knowledge and visibilities of mental health users at universities in the countryside of RS/Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SOUZA, Mériti  and  PRADO, Marcelo de Oliveira. Violências, mulheres travestis, mulheres trans: problematizando binarismos, hierarquias e naturalizações. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.2, pp. 45-66. ISSN 2238-152X.

O presente artigo problematiza violências vivenciadas por pessoas que se reconhecem ou já se reconheceram como mulheres travestis e mulheres transexuais - uma das entrevistadas no momento da entrevista se reconheceu como crossdresser. Foram realizadas entrevistas na Região da Grande Florianópolis e a análise ocorreu a partir das referências de autores como Jacques Derrida e Judith Butler, considerando as suas críticas aos binarismos e as hierarquias entendendo-os como produtores de relações de violências. Também foram utilizadas contribuições do transfeminismo, como a noção de cisheteronormatividade. As performances de gênero de mulheres travestis e mulheres trans foram relacionadas à abjeção desses corpos que não condizem com os ideais normativos de gênero. Essa abjeção está relacionada à exposição a situações de violências associadas à sua concomitante naturalização. Desconstruir pares como homem/mulher, natureza/cultura, vítima/agressor, pode contribuir com o deslizamento de sentidos dessas cristalizações binárias, destituindo o lugar de violência ocupado por corpos trans e travestis.

Keywords : violências; abjeção; mulheres trans; mulheres travestis; binarismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License