SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Violencia, mujeres travestis, mujeres trans: problematizando binarismos, jerarquías y naturalizacionesCiudad y Racionalización de la Subjetividad: implicaciones de las ciencias de la salud y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

SENNA, Leonardo Lima de  y  AZAMBUJA, Marcos Adegas de. Gestão Autônoma da Medicação: saberes e visibilidades de usuários de saúde mental em universidades no interior do RS. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.2, pp. 67-86. ISSN 2238-152X.

Este artigo abordou os efeitos de uma pesquisa da estratégia da Gestão Autônoma da Medicação em usuárias(os) da saúde mental que passam a ocupar o lugar de palestrantes em ambientes acadêmicos no interior do RS. Por objetivo geral pretendeu analisar como se constituíram esses investimentos e visibilidades no saber das(os) usuárias(os) para frequentarem essas universidades. Também intentou-se descrever as relações de saber e poder e os limites da prática de autonomia nas salas de aula. Por uma abordagem de inspiração foucaultiana, mapeou-se o campo estratégico produzido pela pesquisa e os enunciados 'saber no corpo' e 'autonomia' pela experiência de seis participações dessas pessoas como palestrantes. Discute-se a produção de um corpo que encontra outras possibilidades além da relação com o medicamento e a loucura, assim como um processo de autonomia temporária no jogo de forças da ação de uns sobre os outros.

Palabras clave : saúde mental; gam; usuários; autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License