SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Gestão Autônoma da Medicação: saberes e visibilidades de usuários de saúde mental em universidades no interior do RSJuventude okupa política: um estudo de caso em Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

JUSTO, José Sterza  e  HEGUEDUSH, Carolina Villanova. Cidade e Racionalização da Subjetividade: implicações das ciências da saúde e educação. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.2, pp. 112-136. ISSN 2238-152X.

A maioria da população mundial já vive nas cidades. No Brasil, 83% dos seus habitantes estão distribuídos pelas suas 5.564 urbes. A cidade é um desses artefatos criados pelo homem que se manteve ao longo da história e acabou se tornando seu habitat até hoje. É na vida urbana que o homem se produz e produz seu mundo. Partindo do reconhecimento da importância da cidade para o homem atual, a presente pesquisa pretendeu investigar os processos de racionalização/objetivação deflagrados numa pequena cidade. Para tanto, tomou como objeto de estudo o centro urbano do menor município do Estado de São Paulo, em número de habitantes. Foram realizadas observações do cotidiano da cidade mediante a participação em acontecimentos, festas, eventos e reuniões públicas. Como principal conclusão foi possível constatar que a saúde e educação são as principais vias de entrada dos processos de racionalização na vida urbana, enfraquecedores da produção de subjetividade.

Palavras-chave : Cidade; Racionalidade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License