SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Contributions of cartography for the production of a nomadic science"Hormones in action": articulating concepts of the actor-network theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

GAMA, Isabela; ANDRADE, Roberto  and  MIZOGUCHI, Danichi Hausen. Análise e criação de dispositivos: tarefas para uma Psicologia Social. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 26-42. ISSN 2238-152X.

No presente artigo buscaremos traçar uma análise genealógica de constituição da Psicologia Social como campo epistemológico, entendendo-o a partir de sua fragmentação e como terreno de disputa conceitual. Defenderemos nossa aposta a partir de tal compreensão dos jogos de força históricos e políticos que constituíram esse saber, de invenção da Psicologia Social, que desafie a lógica dualista dos binômios indivíduo-sociedade, mente-corpo, dentro-fora e que assuma seu compromisso ético-político de intervenção no mundo, abandonando desde já a pretensão de ciência supostamente asséptica e apolítica. Para que seja possível tal operação, faremos uso do conceito foucaultiano de dispositivo, entendendo-o como ponto essencial para análise e criação de movimentos contemporâneos de produção de subjetividade.

Keywords : Psicologia Social; história; dispositivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License