SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Analysis and creation of devices: tasks for a Social PsychologyCognitive Politics: Ontologies of self-awareness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MEDRADO, Benedito; MELLO, Ricardo Pimentel  and  SAMPAIO, Juliana Vieira. "Hormônios em ação": articulando conceitos da teoria ator-rede. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 43-52. ISSN 2238-152X.

O objetivo principal deste trabalho é construir reflexões sobre hormônios, a partir de aproximações teóricas e metodológicas com as produções de autores/as alinhados/as à Teoria Ator-Rede (TAR). Apresentaremos, inicialmente, de forma breve, os pressupostos da Teoria Ator-Rede e como seus questionamentos sobre os binarismos subjetivo X objetivo, humano X não-humano podem contribuir para as pesquisas em Psicologia. Em sequência analisaremos os usos da TAR em uma pesquisa sobre a atuação de hormônios em uma rede heterogênea, e como estes não-humanos se tornaram elementos centrais na sutentação do binarismo de sexo (homem/mulher). Concluímos que a articulação de conceitos e postulados da TAR possibilitam a produção de estudos na Psicologia que ampliem o seu foco e passem a envolver outros atuantes que não sejam humanos.

Keywords : Metodologia; Teoria Ator-Rede; Hormônios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License