SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Análise e criação de dispositivos: tarefas para uma Psicologia SocialPolíticas Cognitivas: Ontologias da Autoconsciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MEDRADO, Benedito; MELLO, Ricardo Pimentel  e  SAMPAIO, Juliana Vieira. "Hormônios em ação": articulando conceitos da teoria ator-rede. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 43-52. ISSN 2238-152X.

O objetivo principal deste trabalho é construir reflexões sobre hormônios, a partir de aproximações teóricas e metodológicas com as produções de autores/as alinhados/as à Teoria Ator-Rede (TAR). Apresentaremos, inicialmente, de forma breve, os pressupostos da Teoria Ator-Rede e como seus questionamentos sobre os binarismos subjetivo X objetivo, humano X não-humano podem contribuir para as pesquisas em Psicologia. Em sequência analisaremos os usos da TAR em uma pesquisa sobre a atuação de hormônios em uma rede heterogênea, e como estes não-humanos se tornaram elementos centrais na sutentação do binarismo de sexo (homem/mulher). Concluímos que a articulação de conceitos e postulados da TAR possibilitam a produção de estudos na Psicologia que ampliem o seu foco e passem a envolver outros atuantes que não sejam humanos.

Palavras-chave : Metodologia; Teoria Ator-Rede; Hormônios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License