SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3"Hormônios em ação": articulando conceitos da teoria ator-redeInsurreições femininas: resistências de mulheres quebradeiras de coco babaçu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BAUM, Carlos  e  MARASCHIN, Cleci. Políticas Cognitivas: Ontologias da Autoconsciência. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 53-76. ISSN 2238-152X.

Neste texto a discussão é feita considerando as proposições a cerca de políticas cognitivas, compreendendo que uma representação pode ser alcançada através de diferentes agenciamentos que distribuem de maneira diversa os atores envolvidos. Exploramos três políticas para compor, representar e reconhecer um processo cognitivo, a autoconsciência. 1) Uma política da mensuração, performada pela psicologia experimental, principalmente através da aplicação de testes psicológicos; 2) uma política da simulação, resultado da atuação das neurociências a partir de processos de imageamento cerebral com tecnologias digitais e 3) uma política da metamorfose constituída nas práticas de pesquisa-intervenção. A metodologia da discussção segue a sugestão de Mol (2002), e investiga as sessões de métodos, materiais e procedimentos de artigos científicos. Essas sessões especificam o tanto quanto possível as práticas de investigação, o que reforça a ideia de que tais práticas permitem os objetos se manifestar e são cruciais para aquilo que pode ser dito deles.

Palavras-chave : Políticas Cognitivas; Consciência de Si; Neuroimagens; Testes psicológicos; Pesquisa-Intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License