SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Cognitive Politics: Ontologies of self-awarenessNotions of coping with the feminization of AIDS in public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

CARVALHO, Andressa  and  MACEDO, João Paulo. Insurreições femininas: resistências de mulheres quebradeiras de coco babaçu. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 77-94. ISSN 2238-152X.

Este estudo tem como objetivo refletir sobre os modos de vida e de luta de mulheres quebradeiras de coco piauienses junto ao Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Tratou-se de um estudo cartográfico realizado em três comunidades da zona rural da cidade de Esperantina, no Piauí, onde está localizada a sede regional do MIQCB. Para a produção dos dados, utilizamos como recursos a intervenção fotográfica e a produção de narrativas de vida. Assim, destacamos, por um lado, as relações de poder com os patrões que marcaram as trajetórias de vida das mulheres, produzindo assujeitamento; mas por outro, evidenciamos suas formas de luta. Para isso, utilizamos a noção de parresía foucaultiana e da amizade como exercício político enquanto formas de contraconduta e resistência às sujeições e como modos de reinvenção de si, contribuindo para o fortalecimento da luta.

Keywords : quebradeiras de coco babaçu; relações de poder; resistência; parresía; amizade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License