SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Insurrecciones femeninas: resistencias de mujeres quebradoras de coco babaçuMujeres en la rua: del "fiu-fiu" al estupro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

PIRES, Patrícia Vitória  y  MEYER, Dagmar Elizabeth Estermann. Noções de enfrentamento da feminização da aids em políticas públicas. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 95-113. ISSN 2238-152X.

O artigo integra uma investigação documental vinculada a uma pesquisa multifocal e interinstitucional, inscrita nos campos dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e da Saúde Coletiva, e em diálogo com a teorização foucaultiana. Tem como objetivo problematizar a noção de enfrentamento da feminização do HIV/aids nos textos normativos das principais políticas em resposta ao agravo, que orientam ações programáticas implementadas no Brasil e no Rio Grande do Sul no período de 2007 a 2016. Os documentos foram examinados na perspectiva da análise cultural, através de um intenso exercício de multiplicação de sentidos do termo enfrentamento, pela qual foi possível descrever e discutir tanto processos de significação cultural que articulam múltiplos, variados e, por vezes, contraditórios sentidos ao termo, quanto efeitos dessa significação sobre modos de ser mulher e de viver e enfrentar o HIV/aids.

Palabras clave : saúde coletiva; políticas públicas; gênero; enfrentamento da aids; mulheres vivendo com HIV/aids.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License