SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Noções de enfrentamento da feminização da aids em políticas públicasCasa-grande, discurso do mestre e senzala: interpretação e colonialidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CAMARA, Flávia; LIMA, Maria Lúcia  e  CRUZ, Crissia. Mulheres na rua: do "fiu-fiu" ao estupro. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 114-132. ISSN 2238-152X.

Os assédios em espaços públicos são recorrentes no cotidiano das mulheres. Diante dessa problemática, este estudo, de cunho bibliográfico e documental, tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do assédio em lugares públicos a partir do documentário Femme de la rue. Doravante a reflexão sobre as histórias (não) contadas das mulheres, buscou-se traçar uma linha comum do "fiu-fiu" ao estupro que, embora se configurem em graus diferentes de violência contra as mulheres, tem em comum o processo de reificação do corpo feminino, que foi transformado em coisa e fetichizado como mercadoria em um processo sócio histórico. Deste modo, defende-se a importância de novas pesquisas para ampliar o debate, bem como a construção e fortalecimento de políticas públicas que passem a englobar no escopo de suas ações a árdua tarefa de enfrentar o sistema patriarcal, racista e heteronormativo, sustentáculo das violências contra as mulheres.

Palavras-chave : Assédio; estupro; violência contra mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License