SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A empatia como atitude ética no cuidado em saúde mentalAgentes del sistema de protección en Uruguay: sentidos del cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SZAPIRO, Ana Maria  e  SOUZA, Leonardo Pereira de. Prescrição e cuidado no contexto da condição crônica. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 171-189. ISSN 2238-152X.

O adoecimento crônico se apresenta atualmente como uma problemática de enorme relevância para as políticas públicas de saúde. Este artigo relata uma investigação realizada com médicos de um serviço especializado no atendimento a pessoas com condições crônicas de adoecimento em um hospital público no Rio de Janeiro. Partindo dos conceitos de Canguilhem sobre saúde e doença foram entrevistados cinco médicos deste serviço especializado de modo a analisar os projetos terapêuticos voltados às condições de cronicidade. No discurso dos entrevistados ressalta-se a referência a diferentes ordens de dificuldades observadas por eles no universo dos pacientes atendidos. Dificuldades de adesão ao tratamento causadas pela angústia diante da ausência da perspectiva de cura, poucos recursos para acesso a uma alimentação saudável e mesmo para a locomoção ao hospital, impossibilitam, segundo os entrevistados, o cuidado necessário ao trabalho de normatividade de um corpo acometido de uma doença crônica.

Palavras-chave : Prescrição; Cuidado; Saúde; Condição Cronica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License