SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Prescription and care in the context of the chronic conditionGestos clínicos na formação em psicologia: práticas de transformação coletiva no acompanhamento de processos educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MALDONADO, Cecilia Montes. Agentes del sistema de protección en Uruguay: sentidos del cuidado. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 190-212. ISSN 2238-152X.

O artigo analisa os significados que os agentes do sistema de proteção social para crianças e adolescentes no Uruguai atribuem ao cuidado. O delineamento é qualitativo a partir de um estudo de caso do tipo descritivo e em profundidade com um corpus de entrevistas, documentos, observações e registros em diário de campo. Os resultados mostram seis categorias; estrutura e recursos, necessidades, direitos, construção da vida cotidiana, família e desligamento do sistema que agrupam as reflexões sobre o cuidado nesse contexto institucional. Dentro das conclusões é visualizada a heterogeneidade de sentidos influenciados pelas posições ocupadas, treinamento e centros onde eles trabalham. O artigo conclui com a importância de uma redefinição da ética do cuidado no sistema de proteção, a alocação de recursos para uma materialidade efetiva do cuidado e a urgência de implementar um projeto de desinstitucionalização.

Keywords : cuidado; proteção social; infância e adolescência; agentes estatais; Uruguai.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License