SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Gestos clínicos na formação em psicologia: práticas de transformação coletiva no acompanhamento de processos educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MAURICIO, Ana Carolina  and  BUENO, Gabriel. Psicologia social comunitária na escola:: grêmio estudantil e pertencimento. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.3, pp. 231-248. ISSN 2238-152X.

O artigo apresenta um relato de experiência que, a partir de uma atividade de extensão desenvolvida em uma escola pública de ensino médio noturno, visa articular três temáticas: psicologia social comunitária, espaço escolar e atuação política. Um grupo de estudantes de graduação em psicologia acompanhou, ao longo de nove meses, o processo de constituição de um grêmio estudantil, passando pela organização da chapa, elaboração do regimento, convocação da assembleia estudantil, processo eleitoral e implementação das propostas da chapa vencedora. Tais acontecimentos foram analisados a partir de referenciais teóricos da psicologia social comunitária e da psicologia social crítica, com enfoque na constituição da identidade de estudante, sua relação de pertencimento ao espaço escolar e os movimentos possíveis do político nesse contexto. Por fim, conclui-se pela potência das experiências vividas na constituição do grêmio devido às possibilidades de novas elaborações em relação aos sentidos do que é ser estudante.

Keywords : psicologia social comunitária; escola; política; grêmio estudantil; pertencimento; Psicología comunitaria; escuela; política; asociación de Estudiantes; pertenencia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License