SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especialA Ética em Jogo no Campo Surpreendente da PesquisaContribuições basaglianas na interseção da perspectiva institucional com as políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

DELL'AGLIO, Daniela Dalbosco; SBEGHEN, Edson Pilger Dias  e  HEINZE, Rossana Bogorny. Inquietações éticas: sobre a possibilidade de (des)encontros. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 36-53. ISSN 2238-152X.

No lugar de pesquisador e pesquisadoras no campo da Psicologia Social, partimos do sentimento de angústia para pensar o processo do fazer pesquisa. Problematizamos como as inquietações, dúvidas e incertezas ao longo da experiência de pesquisar produz o sujeito pesquisadora. Sujeito, esse, que não estará sozinho, uma vez que se relaciona constantemente com o campo de pesquisa em que se insere. Como tornar essa prática reflexiva e ética no modo de fazer pesquisa? Para isso, buscamos compreender a ética diferentemente dos protocolos, pensando essa enquanto uma atitude que borra as fronteiras de quem pesquisa e de quem é “pesquisado”. A partir do exercício da escrita e do diário de campo, podemos pensar como se constrói a todo tempo esse sujeito que se inquieta, se angustia e que possibilita uma reflexão ética frente às suas prácticas.

Palavras-chave : ética; implicação; diário de campo; subjetividade; pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License