SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issueEthical Concerns: about the possibility of (dis) encountersWho speaks consent? Dialogue on saying and to silence at the Academy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

ZAMBENEDETTI, Gustavo. Contribuições basaglianas na interseção da perspectiva institucional com as políticas públicas. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 54-74. ISSN 2238-152X.

Partindo de uma preocupação em relação às perspectivas tecnicistas e aos riscos relacionados às formas de burocratização da atuação profissional, propomos discutir possíveis contribuições de Franco Baságlia na interseção da perspectiva institucional com as políticas públicas. Tomando como campo analítico os escritos de Franco Basaglia das décadas de 1960 e 1970, propomos explorar três aspectos. O primeiro diz respeito a relação entre atuação profissional e produção do conhecimento, destacando o conceito de profissional-pesquisador. O segundo aspecto coloca em evidência a relação entre teoria e prática, no qual buscamos afirmar uma perspectiva de modulação e não de aplicação de um sobre o outro, explorando também a noção de crítica-prática. O terceiro aspecto refere-se à emergência do efeito-Foucault e do efeito-Goffman em Baságlia. Espera-se extrair dessa discussão ferramentas que contribuam para a atuação no campo das políticas públicas sob uma perspectiva institucional.

Keywords : Análise Institucional; Psicologia; Políticas Públicas; Produção do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License