SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issueBasaglian contributions in the intersection of the institutional perspective with public policiesThe cartographic attention and the taste for problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

CEDRAZ, Ariadne; ZAMBILLO, Marciana  and  GUERREIRO, Raquel. Quem fala consente? Diálogo sobre o dizer e o calar na Academia. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 75-98. ISSN 2238-152X.

Este escrito, que se pretende um Texto - conceito exposto por Costa (2017), o qual considera que o encontro com uma escrita produz acontecimento - parte das proposições colocadas por Deleuze em O método da dramatização e em Um manifesto de menos, além de considerar os escritos de Sílvia Balestreri acerca do trabalho de Carmelo Bene e seus desdobramentos. Tratase de uma escrita que começa em um percurso que se instaura antes mesmo do início de uma sentença e vale-se de Clarice Lispector para firmar-se como algo que começa e cresce pelo meio. Ao mesmo tempo, é um escrito que, a partir de Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, entre outros autores e artistas, pede passagem para não ter fim. Flertando com a escrita teatral, o presente trabalho intenta apresentar o fenômeno-circunstância - personificado na personagem Palavra dita-demais - por meio do qual conceitos perdem força e sentido, ao serem aplicados e replicados de forma vazia, em nossos próprios discursos. Tal fenômeno sinaliza que dadas palavras-conceito podem virar símbolo de status, assim como podem servir para viabilizar um diálogo que repete o mesmo, sem levar ao pensamento e à criação.

Keywords : conceito; escrita acadêmica; método da dramatização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License