SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especialContribuições basaglianas na interseção da perspectiva institucional com as políticas públicasA atenção cartográfica e o gosto pelos problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CEDRAZ, Ariadne; ZAMBILLO, Marciana  e  GUERREIRO, Raquel. Quem fala consente? Diálogo sobre o dizer e o calar na Academia. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 75-98. ISSN 2238-152X.

Este escrito, que se pretende um Texto - conceito exposto por Costa (2017), o qual considera que o encontro com uma escrita produz acontecimento - parte das proposições colocadas por Deleuze em O método da dramatização e em Um manifesto de menos, além de considerar os escritos de Sílvia Balestreri acerca do trabalho de Carmelo Bene e seus desdobramentos. Tratase de uma escrita que começa em um percurso que se instaura antes mesmo do início de uma sentença e vale-se de Clarice Lispector para firmar-se como algo que começa e cresce pelo meio. Ao mesmo tempo, é um escrito que, a partir de Costa, Deleuze, Guattari, Lapoujade, entre outros autores e artistas, pede passagem para não ter fim. Flertando com a escrita teatral, o presente trabalho intenta apresentar o fenômeno-circunstância - personificado na personagem Palavra dita-demais - por meio do qual conceitos perdem força e sentido, ao serem aplicados e replicados de forma vazia, em nossos próprios discursos. Tal fenômeno sinaliza que dadas palavras-conceito podem virar símbolo de status, assim como podem servir para viabilizar um diálogo que repete o mesmo, sem levar ao pensamento e à criação.

Palavras-chave : conceito; escrita acadêmica; método da dramatização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License