SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especialA atenção cartográfica e o gosto pelos problemasPsicologia, pesquisa cartográfica e transversalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

OLIVEIRA, Douglas Casarotto de; ALMEIDA, Lúcia  e  OLIVEIRA, Rafael Wolski de. Pesquisa Participativa Decolonial: Movimentos de Pensamento entre Terra e Marte. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 107-127. ISSN 2238-152X.

O presente artigo tem por finalidade colocar em problematização o colonialismo invisível presente nas práticas de pesquisa. Inspirados pela perspectiva decolonial e pela perspectiva da filosofia da diferença, os autores optaram por utilizar elementos ficcionais para colocar em questão o lugar do pesquisador, principalmente, do pesquisador-trabalhador no seu encontro com o campo de pesquisa. O texto se move através do problema que se coloca por entre-sujeitos, entre-lugares e entre-saberes da e na pesquisa, buscando discutir se é possível uma pesquisa decolonial. O artigo propõe, mesmo para metodologias em que o pesquisar e o pesquisador se constituem no processo da investigação, que o pesquisador esteja atento ao “colonizador que o habita”. Trata-se de estar atento ao fato de que sua simples presença no campo marca uma diferença com relação ao outro, colocando-o neste limiar colonizador/não colonizador.

Palavras-chave : pesquisa participativa; perspectiva decolonial; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License