SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especialPsicologia, pesquisa cartográfica e transversalidadeÉtica na Pesquisa em Psicologia Social: 20 anos do PPGPSI/UFRGS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

NEVES, José Mário d'Avila. A perplexidade como abertura do pensamento num “mundo fora dos eixos”. Rev. Polis Psique [online]. 2019, vol.9, n.spe, pp. 140-148. ISSN 2238-152X.

O assombro e a perplexidade diante de uma “realidade brasileira” que parece “fora dos eixos” é o ponto de partida deste artigo, que problematiza os limites da nossa compreensão e busca entender o que as forças ultraconservadores perceberam na realidade - que nós não tínhamos percebido -, que possibilitou a essas forças dirigirem os acontecimentos e assumirem as rédeas dos fluxos de produção da realidade. A demonstração de como o nosso sistema social chegou ao seu limite histórico - que evidencia o esgotamento das condições para integração pelo trabalho e coesionamento social pelas regras democráticas e pelas políticas públicas construídas ao longo do século XX - permite elucidar a nova dinâmica da realidade brasileira e explicar a radical guinada das elites brasileiras, que migraram da estratégia democrática de gestão negociada das contradições sociais para uma estratégia autoritária de gestão bélica dessas contradições.

Palavras-chave : capitalismo; crise social; barbárie; Estado de exceção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License