SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Alinhavos para pensar o presente: arte de Rosana Paulino e Beth MoysésUm espelho de duas faces: ser ou não ser mãe? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

GALINDO, Dolores  e  MILIOLI, Danielle. Psicologia e etologias: algumas contribuições de Deleuze, Haraway e Despret. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 63-84. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.89736.

Este artigo, de natureza teórica, tem como objetivo abordar contribuições de Donna Haraway, Vincianne Despret e Gilles Deleuze em aliança com Félix Guattari para pensar Etologias, que adotamos no plural, Etologias, a fim de destacar as singularidades dos modos pelos quais animais são pensados e inseridos em narrativas sobre suas práticas no mundo e sobre as paisagens nas quais humanos e animais se encontram e constituem subjetivações. Percorremos, portanto, dois campos de estudos. De um lado, a Filosofia da Diferença com a proposição de uma Etologia dos afetos e das potências e, de outro, as Epistemologias Feministas em Ciência e Tecnologia que enfatizam as práticas cotidianas dos animais enredadas em entramados de naturezas culturas. As relações entre humanos e animais são o fio transversal que adotamos para argumentar sobre as contribuições dos autores (as) para pensar Etologias.

Palavras-chave : Animais; Psicologia; Etologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License