SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychology and etologies: some contributions from Deleuze, Haraway and DespretDoes 'psychic' economy matter? Decolonization and subjective elements of social réinscription author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SILVA, Janaína  and  QUEIROZ E MELO, Maria de Fátima Aranha de. Um espelho de duas faces: ser ou não ser mãe?. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 85-106. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.89721.

A maternidade por muito tempo foi considerada indispensável para a vivência feminina. Porém, nas últimas décadas, vem ocorrendo um movimento contrário a uma naturalização do sentimento materno fundamentado apenas pelo pertencimento da mulher ao gênero feminino. Este trabalho é fruto de um mestrado em andamento cujo objetivo é descrever como a concepção sobre a maternidade foi construída, bem como analisar, através do Desafio da Maternidade Real, postado na plataforma Facebook, matérias e documentários publicados no Youtube, como as pessoas se manifestam a respeito desse assunto. Através desta análise, percebemos a necessidade de alavancar a discussão também em torno de uma não maternidade. Metodologicamente, adotamos a Teoria Ator- Rede para mapear e discutir as translações efetuadas entre os diversos actantes envolvidos na controvérsia e por entendermos que os dados disponíveis na internet se constituem um excelente campo de pesquisa, uma vez que potencializam a rastreabilidade dos acontecimentos.

Keywords : Redes sociais; Teoria Ator-rede; Feminino; Maternidade; Aborto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License