SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Um espelho de duas faces: ser ou não ser mãe?Versões de usuários sobre a internação psiquiátrica involuntária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CASTRO, Lucia Rabello de  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. A economia 'psíquica' importa? Descolonização e elementos subjetivos de re-inscrição social. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 107-122. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.91087.

O objetivo deste trabalho é enfocar a trama dos processos subjetivos desencadeada pela dominação colonial na relação que ela estabelece entre dominador e dominado: como se imbricam e se interpolam as forças vitais de cada parte, um para subjugar o outro e fazê-lo ceder, vergando-o sob o peso da astúcia, da sedução, do medo; o outro para se opor à tirania e ao controle, resistindo, lutando ou até preferindo morrer. O artigo traz o ponto de vista de diferentes autores vinculados as reflexões sobre pós- e descolonialidade e seus encaminhamentos quanto as possibilidades de resistência à violência da opressão. O foco na economia psíquica põe em relevo as conexões inexoráveis entre história pessoal e coletiva, valorizando posicionamentos ontológicos, epistemológicos e psicológicos que escapam às frequentes dicotomias e reducionismos ao buscar visibilizar as relações paradoxais entre dominador e dominado.

Palavras-chave : descolonialidade; dominação; processos intersubjetivos; economia psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License