SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A economia 'psíquica' importa? Descolonização e elementos subjetivos de re-inscrição socialA psicologia no CRAS: articulações possíveis para a participação popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MESSIAS, Nayane Keilla; CASTRO, Cássia Bezerra de  e  MARTINS, Mário Henrique da Mata. Versões de usuários sobre a internação psiquiátrica involuntária. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 123-143. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.84713.

O estudo analisa versões de usuários de serviços de saúde mental sobre a internação psiquiátrica involuntária. Para alcançar esse objetivo, faz uma revisão crítica da literatura em base de dados especializada, observação do cotidiano de instituições de atendimento a pessoas com transtorno mental que passaram ou se encontram em situação de internação psiquiátrica involuntária e entrevistas semiestruturadas com essas pessoas. A análise se pauta no princípio genealógico e no conceito de versões. Os resultados mostram que alguns estudos em saúde mental têm privilegiado o discurso de autores e profissionais da rede de saúde sobre o assunto em detrimento dos usuários. Nas entrevistas que realizamos, os usuários denunciam práticas manicomiais geradoras de exclusão e violação de direitos, seja nos serviços psiquiátrico-hospitalares ou nos de atenção psicossocial. Conclui-se pela necessidade de retomar o discurso dos usuários nos estudos científicos e no cotidiano dos serviços para orientar práticas em saúde mental.

Palavras-chave : Internação Psiquiátrica Involuntária; Saúde Mental; Usuários; Versões.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License