SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Versões de usuários sobre a internação psiquiátrica involuntáriaPessoas idosas e sentidos de rural no interior do Rio Grande Do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MARTINS, Tayná Ceccon  e  SILVA, Rafael Bianchi. A psicologia no CRAS: articulações possíveis para a participação popular. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 144-163. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.92600.

Essa pesquisa tem como objeto de estudo a participação popular no espaço do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social. Desta feita, procurou-se compreender a percepção dos psicólogos em relação ao seu trabalho tendo como premissa essa participação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito psicólogas atuantes em CRAS no interior do Paraná. Foi possível perceber através das entrevistas que os psicólogos acreditam que podem potencializar o espaço público do CRAS através da acolhida, da escuta qualificada e principalmente a partir dos espaços coletivos, como oficinas e ações comunitárias. Verificou-se ainda, que consideram que seja também uma das funções do psicólogo aproximar os cidadãos da política, para que possam compreendê-la e ajudar na sua construção, ocupando também os lugares existentes de participação social. Esses resultados podem contribuir para melhor entendimento acerca do compromisso social da Psicologia e auxiliar na percepção das possibilidades de atuação dos psicólogos neste espaço.

Palavras-chave : psicologia; CRAS; participação política; espaço público.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License