SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A psicologia no CRAS: articulações possíveis para a participação popularSob a ótica do exame: pesquisas sobre psicopatia e psicópatas no cenário científico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

COSTA, Jobson Vital; LEITE, Jáder Ferreira  e  DANTAS, Candida Maria Bezerra. Pessoas idosas e sentidos de rural no interior do Rio Grande Do Norte. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 164-186. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.85438.

O estudo buscou conhecer os sentidos de rural e envelhecimento produzidos por pessoas idosas de uma comunidade rural do Rio Grande do Norte. Partindo da perspectiva construcionista social, valeu-se de entrevistas semiestruturadas junto a 13 pessoas da comunidade, com idade entre 60 e 85 anos. Os sentidos para rural se ligaram a: agricultura, alimentação, água, trabalho, saúde, sítio, campo, mato, interior, área, tudo na vida, desassistido, tranquilidade, configurando uma pluralidade de repertórios discursivos na elaboração de tais sentidos. Já os sentidos de envelhecimento se relacionaram a velho, idade, trabalhar menos, viver muito, experiência, tranquilidade. Tais sentidos negociam posições variadas a depender dos modos de inserção dos idosos na relação com a terra e com experiências vividas na cidade. Conclui-se que a produção de sentidos apresentam especificidades a partir de trajetórias de vida em um ambiente rural marcado por adversidades, mas de vinculação com o território por meio do trabalho, relações familiares e comunitárias.

Palavras-chave : rural; velhice; envelhecimento; construcionismo social; produção de sentidos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License