SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Sob a ótica do exame: pesquisas sobre psicopatia e psicópatas no cenário científico brasileiroNoções de internacionalização nos debates sobre a pós-graduação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BARCELLOS, Luciana Ferreira  e  SOUZA, Solange Jobim e. Políticas de ações afirmativas na educação e as contribuições da psicologia Sócio-histórico-cultural. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 206-226. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.90297.

Este artigo retoma questões que estão pautando a relação entre políticas de ação afirmativa e educação superior no Brasil. O objetivo é traçar um paralelo entre as iniciativas macro e micropolítica colocando em destaque seus desdobramentos para o contexto educacional brasileiro. A análise da política de reserva de vagas no ensino superior brasileiro tem como ponto de partida dois aspectos em destaque: a) as relações estabelecidas entre Políticas de Estado e Ações da Sociedade Civil; e b) a polêmica gerada em torno dos conceitos de identidade, raça e etnia na definição dos critérios para a reserva de vagas. Como conclusão, o artigo apresenta uma breve análise das contribuições da psicologia sócio-histórico-cultural para este debate.

Palavras-chave : Ações afirmativas; ensino superior; políticas públicas; psicologia sócio-histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License