SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Políticas de ações afirmativas na educação e as contribuições da psicologia Sócio-histórico-culturalProduções coletivas e leituras compartilhadas: encontro como dispositivo de criação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

COSTA, Joyce Pereira da; COSTA, Ana Ludmila Freire da  e  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Noções de internacionalização nos debates sobre a pós-graduação em Psicologia. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.1, pp. 227-245. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.97820.

A investigação ora apresentada objetivou averiguar quais as noções de internacionalização perpassam as reflexões empreendidas sobre tal processo no âmbito da Pós-Graduação brasileira em Psicologia. Analisou-se documentos de eventos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), responsável por discutir os rumos da pós-graduação na área. Entre os principais resultados, identificou-se que são diversas as formas de conceber a internacionalização: como conjunto de atividades para ampliar a interação entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros; como inserção internacional das publicações; como qualidade do conhecimento produzido, dentre outras noções. É relacionada, ainda, com o uso de outro idioma além do nacional, principalmente o inglês. Subjacente a essas ideias, a internacionalização é entendida ora como meio para o desenvolvimento científico e social, ora como um fim em si mesmo. Discute-se as implicações dessas noções para o próprio processo de internacionalização e para a ciência desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Psicologia.

Palavras-chave : política científica; produção científica; colaboração internacional; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License