SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A Noção de Experiência na GAM Brasileira: Relações Raciais e Subalternidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

OTANARI, Thais Mikie de Carvalho  e  BARRIO, Lourdes Rodriguez Del. O Comitê Cidadão e o trajeto participativo da pesquisa GAM. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.2, pp. 9-32. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.104150.

O artigo aborda duas questões centrais no desenvolvimento contemporâneo da pesquisa em Saúde Mental: a inclusão dos saberes comunitários, ou da experiência, e a participação direta das pessoas na construção dos conhecimentos. Para isso, analisa a experiência de participação cidadã no projeto que traduziu e adaptou um instrumento que prevê um lugar central aos usuários na tomada de decisões do tratamento farmacológico em psiquiatria, o guia GAM (Gestão Autônoma da Medicação). Mais especificamente, procura-se compreender se a metodologia participativa permite transformar as relações de saber-poder e quais são suas implicações. Nossa conclusão é que, através de uma metodologia científica que inclui e valoriza os sujeitos em suas diferenças, a participação pôde tensionar posições hierárquicas pré-estabelecidas, favorecendo um contexto em que os cidadãos, mais empoderados e autônomos, ampliam a capacidade de atuação nas práticas da rede de pesquisa, contribuindo para a desconstrução de condições sócio-históricas de exclusão.

Palavras-chave : Pesquisa Participativa; Saúde Mental; Participação Cidadã; Gestão Autônoma Da Medicação (GAM).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License