SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Produção de Grupalidade e Exercícios de Autonomia na GAM: a Experiência do Rio Grande do SulGAM, Apoio e Cuidado em CAPS AD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

ROSA, Elisa Zaneratto; VICENTIN, Maria Cristina Gonçalves; AVARCA, Camila Aleixo de Campos  e  SERENO, Deborah. Gestão Autônoma da Medicação: estratégia territorial de cogestão no cuidado. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.2, pp. 76-98. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.103447.

A estratégiaGestão Autônoma da Medicação -Brasil tem experimentado diferentes modos de ampliação, tanto em relação aos contextos regionais quanto às modalidades de serviços (como Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas). Neste texto apresentaremos a experiência de uma equipe que articula pesquisa, ensino e extensão num território sanitário do município de São Paulo, tendo como eixo de intervenção o cuidado em saúde mental e a GAM como estratégia. O Coletivo GAM, que reúne todas as equipes do território, tem evidenciado os principais efeitos da estratégia em sua força alterativa e formativa: sua dimensão críticaà medicalização; sua inclinação radical à Reforma em Saúde Mental e sua força políticaem relação às grupalidades e aos coletivos que aciona. Neste percurso, afirma-se como estratégiaterritorial e cogestionária de formação e cuidado em saúde mental, que põe no centro de sua experiência a participação do usuário.

Palavras-chave : Gestão Autônoma da Medicação; Saúde Mental; Cogestão; Grupalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License