SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Gestão Autônoma da Medicação: estratégia territorial de cogestão no cuidadoArticulações GAM em Santos e a partir de Santos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CARON, Eduardo; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz  e  PASSOS, Eduardo Henrique. GAM, Apoio e Cuidado em CAPS AD. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.2, pp. 99-121. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.103408.

Discute-se um processo de capilarização da estratégia GAM - Gestão Autônoma da Medicação - em São Paulo entre 2017 e 2018, em que trabalhadores e usuários foram convidados à investigação e experimentação do dispositivo GAM na atenção especializada no campo de álcool e outras drogas. Este processo resultou na construção de práticas de apoio distribuído entre trabalhadores e usuários e de um coletivo com potencial de ampliação de possibilidades de redução de danos. Ao longo do processo, os trabalhadores realizaram oficinas de apoio e moderaram os grupos GAM com usuários. Dois analisadores do trabalho e da clínica emergiram nesse processo compartilhado: as experiências de violência nos modos de existência dos usuários e o dia-a-dia dos trabalhadores em serviço; e a expectativa de abstinência e a frustração das "recaídas" que incidem nas relações de cuidado.

Palavras-chave : Autonomia; Álcool e Drogas; Saúde Mental; Violência; Redução de Danos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License