SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Gestión Autónoma de la Medicación y el dispositivo de la Investigación-apoyoUna experiencia alagoana de formación en salud con la gestionautonoma de la medicacion índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

CALIMAN, Luciana Vieira  y  CESAR, Janaína Mariano. A GAM no ES: invenções com crianças, familiares e trabalhadores. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.2, pp. 166-188. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.104628.

Neste artigo, analisamos a experimentação da Estratégia GAM no Espírito Santo. O trabalho de pesquisa intervenção participativa com a GAM no percurso de cinco anos constituiu a montagem de três dispositivos. No campo da saúde mental infantojuvenil foram propostos um Grupo GAM com familiares de criançasque fazem uso de psicotrópicos e uma Oficina com crianças. O terceiro dispositivo envolveu a rede de saúde mental mais ampla, com a implementação da Estratégia GAM efetuada por trabalhadoras(es), tendo a Universidade como parceira a partir da criação de um dispositivo de Supervisão coletiva. Dimensionamos essa experiência como inauguradora de outros domínios de intervenção da GAM, compreendendo que tal abertura coloca em relevo o potencial desta estratégia e também o seu maior desafio: a capacidade de ser reinventada a cada experiência situada. Cada dispositivo criado tornou-se inseparável na construção da participaçãoque faz operar coletivos mais cogestivos e autônomos.

Palabras clave : Gestão Autônoma da Medicação; Saúde Mental; Saúde Mental Infantojuvenil; Participação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License