SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Autonomous Management of Medication (GAM) as a group devide: an intervention-research experienceNotes for a new culture of care in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MELLO, Ricardo Pimentel et al. Uma Composição Experimental do Guia GAM: favorecendo vidas pulsantes. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.2, pp. 227-246. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.103875.

O Guia de Gestão Autônoma de Medicação (GAM), originalmente canadense e com versão brasileira publicada em 2012, se configura como um dispositivo que visa a contribuir para que sujeitos em tratamento de saúde se responsabilizem pelo seu próprio cuidado singularizado. Este texto narra pesquisa desenvolvida na cidade de Fortaleza (CE) com a GAM. Buscou-se potencializar esse instrumento para ações de saúde, por meio da composição experimental do Guia GAM, nomeado de GAM@. Uma peculiaridade de nossa experimentação é utilizar a GAM no cuidado de pessoas que fazem uso abusivo e/ou compulsivo de substâncias (drogas), em um CAPS-ad. A pesquisa tem quatro etapas e, neste texto, relatamos as duas primeiras: os estudos preliminares e a composição experimental GAM@. Indicamos como o material foi estruturado, quais os pressupostos teóricos orientaram essa produção e seus conteúdos principais.

Keywords : Autonomia; Cuidado; Drogas; GAM; CAPS-ad.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License